A fisioterapia dermatofuncional utiliza a terapia para tratar disfunções estéticas no corpo humano. Esse segmento une o bem-estar físico e estético do ser humano, contando com características dermatológicas individuais de cada pessoa sendo levadas em consideração durante o tratamento.
O fisioterapeuta dermatofuncional está apto para atuar com tratamentos de celulites, estrias, flacidez, gordura localizada, envelhecimento da pele, queimaduras, úlceras de pressão e ações em períodos pré e pós-operatório. Ele atua de modo a evitar que distúrbios dermatológicos afetem de modo irreparável a saúde do paciente.

Facial
LIMPEZA DE PELE: A limpeza de pele profunda é um procedimento estético que tem como objetivo remover impurezas, cravos e comedões da pele do rosto. Além disso, a limpeza de pele profunda também é responsável por remover as células mortas do rosto, que podem se acumular nos poros, favorecendo seu entupimento e o acúmulo de oleosidade.
GERENCIAMENTO DE PELE: O gerenciamento da pele consiste na associação de procedimentos que visam estimular o colágeno, atenuar rugas finas, melhorar a textura e clarear a pele, incluindo uma combinação de várias terapias para esse fim. Alguns deles podem ser feitos em uma mesma sessão e outros em sessões individuais.
BOTOX: A toxina botulínica, mais conhecida como botox, é o procedimento estético mais realizado no mundo, essa substância química atua impedindo a contração dos músculos. Essa substância ficou mundialmente conhecida por seu efeito na prevenção e tratamento de rugas de expressão.
BIOESTIMULADORES: Os bioestimuladores de colágeno são substâncias que estimulam a produção de colágeno na pele, melhorando a sua aparência e firmeza. Eles podem ser aplicados em diversas regiões do corpo, como rosto, pescoço, abdômen, coxas, glúteos, braços e mãos.
Corporal
TRATAMENTO DE ESTRIAS: As estrias são cicatrizes que se formam a partir da destruição de fibras de colágeno e elastina da pele, na maioria das vezes causada por uma ruptura da pele ou redução da espessura da derme.
Os tratamentos utilizados na clínica para minimizar as estrias são: microagulhamento, intradermoterapia, ozonioterapia.
TRATAMENTO DE GORDURA LOCALIZADA: É a gordura que fica acumulada em uma região do corpo, como barriga, quadril, pernas, culote, coxas e costas, por exemplo. O acúmulo de gordura pode ser devido a fatores genéticos, idade, variações hormonais ou estilo de vida. Os tratamentos que utilizamos são:
• Radiofrequência - Uma tecnologia que usa temperaturas elevadas para quebrar a gordura e facilitar a sua eliminação pelo organismo.
• Ultrassom - Um procedimento que emite ondas sonoras que causam vibrações nos tecidos subcutâneos, aumentando a circulação sanguínea e alterando a permeabilidade das células de gordura.
• Eletrolipólise - É um procedimento que utiliza corrente elétrica para reduzir a gordura localizada e a celulite. A técnica é aplicada por meio de agulhas de acupuntura ou eletrodos, que são colocados na região a ser tratada.
• Intradermoterapia - É um tratamento estético e dermatológico que consiste na aplicação de substâncias terapêuticas diretamente na pele, por meio de uma agulha fina. Também conhecida como mesoterapia, ela pode ser realizada de duas formas: injetável ou pressurizada.
TRATAMENTO DE CELULITE: O tratamento da celulite pode ser feito com uma combinação de procedimentos estéticos, hábitos de vida e cuidados de pele. Os tratamentos utilizados na clínica para minimizar as estrias são:
• Tratamentos estéticos - Alguns tratamentos que podem ajudar a melhorar a aparência da celulite são a radiofrequência, a terapia de vácuo, a drenagem linfática, a carboxiterapia, a endermoterapia e a aplicação de bioestimuladores.
• Cuidados de pele - A hidratação e a esfoliação regulares podem ajudar a tornar a celulite menos perceptível.
• Subcision - É uma técnica que utiliza uma agulha para romper as traves que tracionam a pele e causam os furinhos.
TRATAMENTO DE FLACIDEZ: A flacidez é um processo natural que ocorre, principalmente, devido ao envelhecimento. Isso porque, por volta dos 30 anos, o organismo desacelera, diminuindo a renovação celular e prejudicando a produção de colágeno e elastina. Estas duas substâncias são responsáveis por dar sustentação e maleabilidade à pele e, quando se encontram em pouca quantidade, ocasionam a flacidez.
Existem vários tratamentos para combater a flacidez, incluindo:
• Bioestimuladores: São indicados para a flacidez de pele, estimulando a produção de colágeno na pele, através de uma resposta inflamatória controlada no local da aplicação.
• Radiofrequência: Estimula a produção de colágeno e elastina, que são responsáveis pela firmeza da pele.
• Microagulhamento: É indicado para a flacidez facial.
• Eletrolipólise: É uma técnica que atua nas células de gordura da região abdominal, promovendo a sua destruição e eliminação.
